Sistema

Sistema – Mecânica Básica de Jogo

A mecânica básica do jogo se baseia em testes de perícias que determinam o sucesso ou o fracasso das ações realizadas pelos personagens, assim como qualquer consequência que pode acompanhar esse sucesso ou fracasso.

1. O jogador rola um grupo de dados para a perícia testada, acompanhado dos dados de Dificuldade da tarefa realizada, mais qualquer dado de Ampliação ou Contratempo que seja aplicado.

2. Símbolos opostos se cancelam, se restar pelo menos um símbolo de sucesso, o teste obteve êxito.

3. Ameaças ou Vantagens que não foram cancelados influenciam o sucesso ou falha com consequências negativas ou positivas.


Dados de Habilidade são os dados básicos para formação da maioria dos grupos de dados. Representam a habilidade e características inatas dos personagens quando esses tentam um teste de perícia.
Dados de Proficiência representam o treino e a experiência do personagem, e representam o quão habilidoso o personagem é na tarefa que será realizada.
Dados de Ampliação são adicionados para situações positivas que possam afetar o teste, como a ajuda de um aliado, condições de tempo, qualidade de equipamento, etc.
Dados de Dificuldade representam a dificuldade e o desafio do teste que o personagem está realizando.
Dados de Desafio indicam desafios particularmente difíceis impostos por oponentes treinados e preparados.
Dados de Contratempo são usados para representar efeitos relativamente menores que possam prejudicar ou atravancar o personagem, como uma iluminação fraca, terrenos difíceis ou recursos insuficientes.
Dado da Força representa o Lado da Luz e o Lado Sombrio da Força. São usados por personagens Sensitivos.



Símbolos dos Resultados:

Sucesso: O resultado mais básico de um dado positivo, quanto mais sucesso, melhor o resultado.
Vantagem: Usado para melhorar os sucessos, ativar Talentos, acertos críticos e conceder vantagens ao personagem independente do sucesso ou não do teste.
Triunfo: Conta como um sucesso e causa efeitos positivos muito maiores do que a Vantagem.
Falha: Anula os Sucessos ou os sucessos obtidos pelo Triunfo.
Ameaça: Cria complicações ao personagem mesmo se o teste realizado foi um sucesso. Anula uma Vantagem.
Desespero: Conta como uma Falha e causa efeitos negativos muito maiores do que a Ameaça.

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